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sábado, 5 de julho de 2014

MINI-CURSOS



Inscrição nos Mini-cursos: 22/08 a 06/10


Atenção: Como tivemos poucas propostas de minicursos, é possível que alguns simpósios sejam incorporados nesta modalidade (os que não alcançarem o número mínimo de participantes), ou ainda, outras propostas sejam confirmadas. Deste modo, aqueles que estiverem interessados em aguardar, podem fazer seu pagamento normalmente que serão inclusos nesses possíveis novos minicursos. Por este motivo há um espaço em branco na ficha de inscrição (do lado direito do blog) para a inclusão de novos minicursos. Caso isto não ocorra, ele será realocado para um dos minicursos já existentes. Contudo, não haverá devolução de valores
Minicursos
           Prezados associados e demais interessados. A seguir, apresentamos as ementas dos minicursos propostos. Antes de decidir por um dos minicursos, pedimos que considere algumas das questões a seguir: Os minicursos ocorrerão de modo simultâneo, entre 14h30 e 16h, de forma que só é possível se inscrever em um deles.
  • Serão confirmados os minicursos que obtiverem, pelo menos, dez inscritos. Diante disso, os interessados poderão inscrever-se em até três minicursos, indicando a ordem de interesse no formulário de inscrição. Com essa medida, garantiremos a transferência do inscrito para outro minicurso de seu interesse.
  • Ao realizar a sua inscrição, não se esqueça de enviar o comprovante de pagamento da inscrição em anexo, digitalizado. Os graduados, pós-graduados, professores da Educação Básica e do Ensino Superior deverão, ainda, encaminhar o comprovante de pagamento da anuidade, também digitalizado. Os alunos de graduação não incorrem neste último quesito.
  • Só receberão os certificados de participação aqueles que estiverem em dia com a anuidade e, no caso dos não associados, os que comprovarem, em caso de dúvida, o pagamento das inscrições.
  • O pagamento da inscrição não será devolvido.

M – 1
Cinema e política
Proponentes
Prof. Esp. Anderson Cavalcante
Ementa
Debater a relação entre a produção cinematográfica nacional e mundial com o momento politico onde estão inseridos, procurando analisar aspectos de exaltação ou de desprezo pelo contexto politico da época.


M – 2
História da alimentação na Amazônia (1850-1900)
Proponentes
Prof.ª Msc. Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo (UFPA)
Ementa
Embora interesse de objeto de estudiosos desde pelo menos o século XIX, quando alguns trabalhos sobre a história da alimentação ou de práticas alimentares vieram a ser publicados na Europa, foi com certeza no século XX que a historiografia melhor se debruçou sobre o tema, tornando-o um campo de pesquisa igualmente aberto aos historiadores, visto que até então o era restrito ao olhar médico, mesmo que humanista, ou daqueles ligados ao folclore e à antropologia. Não perdendo de vista, portanto, como fora construído o campo de investigação historiográfica acerca da história da alimentação, atentando para a sua importância como lócus para uma melhor compreensão das relações sociais e suas hierarquias em dada sociedade, foi pensado o presente mini-curso, que tem como foco central o estudo da história da alimentação na Amazônia. O mesmo será desenvolvido a partir de quatro tópicos: O primeiro, sobre o que é a história da alimentação? Tratando inicialmente sobre o que se entende por história da alimentação, diferenciando então alimentação e fome ou a alimentação e o abastecimento; o segundo tópico, bastante ligado ao anterior, já que se trata da constituição e configuração de um campo de investigação histórica, focaliza a historiografia sobre a alimentação, inclusive a dita historiografia regional; o terceiro tópico é sobre as fontes e seus usos para a escrita de uma história da alimentação; e, por fim, o quarto tópico trata da história da alimentação e, portanto, das práticas alimentares na região amazônica no período proposto (1850-1900), sendo enfatizada a alimentação em Belém do Pará, que vem sendo objeto de investigação pelo proponente.


M – 3
O livro didático regional: usos e perspectivas
Proponentes
Prof. Lic. Davison Hugo Rocha Alves (UERJ)
Ementa
O minicurso busca refletir sobre os livros didáticos e o ensino de história regional, com a idéia de compreender os usos e perspectivas que professores de História podem fazer deste objeto cultural em relação a História da Amazônia. Nesse sentido, este minicurso pretende refletir as formas de representação dos gêneros e estereótipos presentes nos conteúdos referentes ao período que denominamos de história regional, para compreender as identidades construídas sobre o Estado do Pará dentro deste material didático. Os livros didáticos de História, como qualquer suporte de escrita da História, configuram-se como leituras do passado, sempre dirigidas em função de problemas impostos pelo presente do autor e de seus futuros leitores. Partindo do pressuposto de que eles constroem uma cultura histórica, que representa uma identidade do povo paraense neste produto cultural em questão, pensa-se em discutir o livro didático como uma fonte na pesquisa histórica, considerado um repositório de documentos históricos que são consagrados pela memória social. O livro didático regional tem como propósito situar o aluno no seu contexto de vivência, não podendo encerrar-se por si só, segundo a professora Sônia Nikitiuk (2007). Este minicurso será composto de dois módulos que são uma reflexão teórica sobre o campo de pesquisa relacionado ao ensino de história regional dentro das perspectivas dos usos do livro didático, bem como fazer uma análise do estado de arte sobre este campo de pesquisa no Pará e o segundo módulo objetiva pensar e elaborar atividades e seqüência didáticas que utilizem a historiografia, os conceitos históricos e usos de livros didáticos em relação ao tempo presente na História do Pará.


M – 4
Políticas educacionais: A Igreja na luta pela hegemonia do campo da educação na Província do Grão Pará na segunda metade do século XIX
Proponentes
Prof. Esp. Benedito Gonçalves Costa (SEMEC/GHEDA)
Ementa
Objetivos do Míni-curso:
Geral:
Analisar como se deu a relação entre o “trono e o altar” no que tange as políticas de instrução pública para a Amazônia na segunda metade do século XIX;
Específicos:
• Refletir sobre o cenário educacional da Província do Grão Pará na segunda metade do século XIX.
• Compreender como se deu a participação do bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa no cenário da instrução pública na Amazônia;
• Verificar quais foram às principais políticas do bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa para a educação na Amazônia
       M - 5
   Nacionalismo e identidade nacional: estratégias discursivas durante a Ditadura Civil-Militar
       Proponentes
      Prof.ª Dr.ª Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva (SEDUC/UFPA)
          Ementa
  Analisar as estratégias discursivas sobre nacionalismo e identidade nacional considerando que esta se encontra pautada em valores que demarcam um espaço de projeção não só simbólico como material; Projeto cultural da ditadura civil-militar e sua influência nas políticas educacionais do Pará. Discutir as estratégias discursivas convergentes dos documentos educacionais e da Revista de Cultura do Pará no período de 1970-1985, em função do jogo político e cultural do momento, impuseram sentidos definindo a política educacional (e uma política cultural respectivamente), pautada na ideologia do nacionalismo (e do regionalismo), e construiu nesse período uma identidade nacional e regional ajustada em uma noção de cidadania, o que contribuiu para a legitimidade e hegemonia do Regime Militar bem como, tornaram-se uma referência obrigatória no processo de educação dos cidadãos, pela sua potencialidade de erigir uma perspectiva positiva em relação à nacionalidade, sua história e seu espaço.
            M-6
      História Indígena e Políticas Educacionais Indigenistas no Brasil
       Proponentes
      Profº. Msc. João Paulo Pereira Zanela (UEPA)
          Ementa
    O minicurso propõe realizar uma abordagem introdutória dos índios na história do Brasil, objetivando refletir a História das políticas indigenistas ofertadas para a educação escolar indígena. A abordagem histórica dos índios no Brasil compõe uma mudança de paradigma teórico, superando casos de omissão historiográfica da participação indígena na História, na perspectiva dos índios enquanto agentes ativos e participativos de sua própria História. Na Constituição de 1988, o Estado brasileiro exclui de sua Carta de Leis, as políticas integracionistas ofertadas aos povos indígenas. A partir deste período foram implementadas leis e dispositivos legais que buscaram orientar formas e procedimentos para o desenvolvimento de políticas educacionais ofertadas para os povos indígenas. Considerando significativo o debate sobre as execuções destas políticas educacionais indígenas, este minicurso propõe refletir partindo da historiografia indígena, a formação e repercussão destas políticas educacionais ofertadas aos povos indígenas. Para realização deste minicurso desenvolveremos a temática em quatro etapas: A primeira tratará da introdução sobre a história indígena no Brasil, considerando novos aportes metodológicos na historiografia indígena; a segunda etapa consistirá no desenvolvimento histórico das políticas indigenistas ofertadas às sociedades indígenas; a terceira etapa apresentará os modelos ofertados na educação escolar indígena em âmbito nacional, e os processos de construção destas leis, a partir das demandas do movimento indígena no Brasil; e a quarta etapa analisará a história da educação indígena no Estado do Pará, seus desafios e perspectivas na construção de políticas públicas por uma educação escolar indígena intercultural.

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