Inscrição nos Mini-cursos: 22/08 a 06/10
Atenção: Como tivemos poucas propostas de minicursos, é possível que alguns simpósios sejam incorporados nesta modalidade (os que não alcançarem o número mínimo de participantes), ou ainda, outras propostas sejam confirmadas. Deste modo, aqueles que estiverem interessados em aguardar, podem fazer seu pagamento normalmente que serão inclusos nesses possíveis novos minicursos. Por este motivo há um espaço em branco na ficha de inscrição (do lado direito do blog) para a inclusão de novos minicursos. Caso isto não ocorra, ele será realocado para um dos minicursos já existentes. Contudo, não haverá devolução de valores.
Minicursos
Prezados
associados e demais interessados. A seguir, apresentamos as ementas dos minicursos
propostos. Antes de decidir por um dos minicursos, pedimos que considere
algumas das questões a seguir: Os minicursos ocorrerão de modo simultâneo,
entre 14h30 e 16h, de forma que só é possível se inscrever em um deles.
- Serão confirmados os minicursos que obtiverem, pelo menos, dez inscritos. Diante disso, os interessados poderão inscrever-se em até três minicursos, indicando a ordem de interesse no formulário de inscrição. Com essa medida, garantiremos a transferência do inscrito para outro minicurso de seu interesse.
- Ao realizar a sua inscrição, não se esqueça de enviar o comprovante de pagamento da inscrição em anexo, digitalizado. Os graduados, pós-graduados, professores da Educação Básica e do Ensino Superior deverão, ainda, encaminhar o comprovante de pagamento da anuidade, também digitalizado. Os alunos de graduação não incorrem neste último quesito.
- Só receberão os certificados de participação aqueles que estiverem em dia com a anuidade e, no caso dos não associados, os que comprovarem, em caso de dúvida, o pagamento das inscrições.
- O pagamento da inscrição não será devolvido.
M – 1
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Cinema e política
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Proponentes
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Prof. Esp. Anderson Cavalcante
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Ementa
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Debater a relação entre a produção cinematográfica nacional e mundial
com o momento politico onde estão inseridos, procurando analisar aspectos de
exaltação ou de desprezo pelo contexto politico da época.
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M – 2
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História da alimentação na Amazônia (1850-1900)
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Proponentes
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Prof.ª Msc. Sidiana da Consolação Ferreira de
Macêdo (UFPA)
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Ementa
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Embora
interesse de objeto de estudiosos desde pelo menos o século XIX, quando
alguns trabalhos sobre a história da alimentação ou de práticas alimentares
vieram a ser publicados na Europa, foi com certeza no século XX que a
historiografia melhor se debruçou sobre o tema, tornando-o um campo de
pesquisa igualmente aberto aos historiadores, visto que até então o era
restrito ao olhar médico, mesmo que humanista, ou daqueles ligados ao
folclore e à antropologia. Não perdendo de vista, portanto, como fora construído
o campo de investigação historiográfica acerca da história da alimentação,
atentando para a sua importância como lócus para uma melhor compreensão das
relações sociais e suas hierarquias em dada sociedade, foi pensado o presente
mini-curso, que tem como foco central o estudo da história da alimentação na
Amazônia. O mesmo será desenvolvido a partir de quatro tópicos: O primeiro,
sobre o que é a história da alimentação? Tratando inicialmente sobre o que se
entende por história da alimentação, diferenciando então alimentação e fome
ou a alimentação e o abastecimento; o segundo tópico, bastante ligado ao
anterior, já que se trata da constituição e configuração de um campo de
investigação histórica, focaliza a historiografia sobre a alimentação,
inclusive a dita historiografia regional; o terceiro tópico é sobre as fontes
e seus usos para a escrita de uma história da alimentação; e, por fim, o
quarto tópico trata da história da alimentação e, portanto, das práticas
alimentares na região amazônica no período proposto (1850-1900), sendo
enfatizada a alimentação em Belém do Pará, que vem sendo objeto de
investigação pelo proponente.
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M – 3
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O livro didático regional: usos e perspectivas
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Proponentes
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Prof. Lic. Davison Hugo Rocha Alves (UERJ)
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Ementa
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O
minicurso busca refletir sobre os livros didáticos e o ensino de história
regional, com a idéia de compreender os usos e perspectivas que professores
de História podem fazer deste objeto cultural em relação a História da
Amazônia. Nesse sentido, este minicurso pretende refletir as formas de
representação dos gêneros e estereótipos presentes nos conteúdos referentes
ao período que denominamos de história regional, para compreender as
identidades construídas sobre o Estado do Pará dentro deste material didático.
Os livros didáticos de História, como qualquer suporte de escrita da
História, configuram-se como leituras do passado, sempre dirigidas em função
de problemas impostos pelo presente do autor e de seus futuros leitores.
Partindo do pressuposto de que eles constroem uma cultura histórica, que
representa uma identidade do povo paraense neste produto cultural em questão,
pensa-se em discutir o livro didático como uma fonte na pesquisa histórica,
considerado um repositório de documentos históricos que são consagrados pela
memória social. O livro didático regional tem como propósito situar o aluno
no seu contexto de vivência, não podendo encerrar-se por si só, segundo a
professora Sônia Nikitiuk (2007). Este minicurso será composto de dois
módulos que são uma reflexão teórica sobre o campo de pesquisa relacionado ao
ensino de história regional dentro das perspectivas dos usos do livro
didático, bem como fazer uma análise do estado de arte sobre este campo de
pesquisa no Pará e o segundo módulo objetiva pensar e elaborar atividades e
seqüência didáticas que utilizem a historiografia, os conceitos históricos e
usos de livros didáticos em relação ao tempo presente na História do Pará.
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M – 4
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Políticas educacionais: A Igreja na luta pela hegemonia do
campo da educação na Província do Grão Pará na segunda metade do século XIX
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Proponentes
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Prof. Esp. Benedito Gonçalves Costa (SEMEC/GHEDA)
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Ementa
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Objetivos
do Míni-curso:
Geral:
Analisar
como se deu a relação entre o “trono e o altar” no que tange as políticas de
instrução pública para a Amazônia na segunda metade do século XIX;
Específicos:
•
Refletir sobre o cenário educacional da Província do Grão Pará na segunda
metade do século XIX.
•
Compreender como se deu a participação do bispo do Pará D. Antônio de Macedo
Costa no cenário da instrução pública na Amazônia;
•
Verificar quais foram às principais políticas do bispo do Pará D. Antônio de
Macedo Costa para a educação na Amazônia
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M - 5
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Nacionalismo e identidade nacional: estratégias discursivas durante
a Ditadura Civil-Militar
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Proponentes
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Prof.ª Dr.ª Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Silva (SEDUC/UFPA)
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Ementa
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Analisar
as estratégias discursivas sobre nacionalismo e identidade nacional
considerando que esta se encontra pautada em valores que demarcam um espaço
de projeção não só simbólico como material; Projeto cultural da ditadura
civil-militar e sua influência nas políticas educacionais do Pará. Discutir
as estratégias discursivas convergentes dos documentos educacionais e da
Revista de Cultura do Pará no período de 1970-1985, em função do jogo
político e cultural do momento, impuseram sentidos definindo a política
educacional (e uma política cultural respectivamente), pautada na ideologia
do nacionalismo (e do regionalismo), e construiu nesse período uma identidade
nacional e regional ajustada em uma noção de cidadania, o que contribuiu para
a legitimidade e hegemonia do Regime Militar bem como, tornaram-se uma
referência obrigatória no processo de educação dos cidadãos, pela sua
potencialidade de erigir uma perspectiva positiva em relação à nacionalidade,
sua história e seu espaço.
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M-6
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História
Indígena e Políticas Educacionais Indigenistas no Brasil
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Proponentes
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Profº.
Msc. João Paulo Pereira Zanela (UEPA)
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Ementa
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O
minicurso propõe realizar uma abordagem introdutória dos índios na história
do Brasil, objetivando refletir a História das políticas indigenistas
ofertadas para a educação escolar indígena. A abordagem histórica dos índios
no Brasil compõe uma mudança de paradigma teórico, superando casos de omissão
historiográfica da participação indígena na História, na perspectiva dos
índios enquanto agentes ativos e participativos de sua própria História. Na
Constituição de 1988, o Estado brasileiro exclui de sua Carta de Leis, as
políticas integracionistas ofertadas aos povos indígenas. A partir deste
período foram implementadas leis e dispositivos legais que buscaram orientar
formas e procedimentos para o desenvolvimento de políticas educacionais
ofertadas para os povos indígenas. Considerando significativo o debate sobre
as execuções destas políticas educacionais indígenas, este minicurso propõe
refletir partindo da historiografia indígena, a formação e repercussão destas
políticas educacionais ofertadas aos povos indígenas. Para realização deste
minicurso desenvolveremos a temática em quatro etapas: A primeira tratará da
introdução sobre a história indígena no Brasil, considerando novos aportes
metodológicos na historiografia indígena; a segunda etapa consistirá no
desenvolvimento histórico das políticas indigenistas ofertadas às sociedades
indígenas; a terceira etapa apresentará os modelos ofertados na educação
escolar indígena em âmbito nacional, e os processos de construção destas
leis, a partir das demandas do movimento indígena no Brasil; e a quarta etapa
analisará a história da educação indígena no Estado do Pará, seus desafios e
perspectivas na construção de políticas públicas por uma educação escolar
indígena intercultural.
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